Do It Yourself! Divisória Genérica Definitiva do Mestre

Olá Rolistas!

Inicio as postagens neste blog com uma sugestão que julgo no mínimo interessante, para àqueles Mestres e Narradores que gostam de se apropriar das qualidades de seu tradicional Escudo do Mestre.

Meu intuito é dividir esta idéia com vocês e inspirá-los a quem sabe fazer as suas próprias Divisórias Genéricas Definitivas do Mestre!

Ingredientes:

  • Criatividade
  • Papel Percalux (125cm x 25cm)
  • 4 placas de Papel Calandrado (29,7cm x 21cm)
  • 4 folhas de Papel Texturizado a sua escolha (19cm x 27,7cm)
  • 16 cantoneiras auto-adesivas de álbum de fotografia
  • papel de rascunho (para conter o excesso de cola – eu uso uma lista telefônica velha, mas pode ser jornal =])
  • Estilete
  • Cola branca
  • Régua metálica
  • Pincel (tipo trincha)
  • Dobrador (tipo uma espátula)
  • Paciência

Compartilho então minha primeira tentativa em unir meus dois hobbies favoritos (RPG e encadernação de livros) para criar uma Divisória do Mestre elegante e funcional, para que sirva a qualquer jogo e propósito que o Mestre precisar.

O objetivo era criar uma Divisória que suportasse qualquer tabela que eu venha precisar para meus jogos, qualquer mapa, qualquer handout e demais informações que eu possa inventar, copiar, baixar, confeccionar ou fazer eu mesmo, num Photoshop ou Excel da vida.

Se você narra uma campanha, por exemplo, você pode ocupar somente duas abas  com tabelas rotineiras, e deixar as outras duas livres para anexar informações específicas de cada sessão.

A encadernação em Percalux é impermeável, de forma que você pode colar post-its e fitas adesivas a vontade em seu exterior [colando imagens inspiradoras para a sessão, quem sabe..?) e depois  limpá-las com um pano úmido.

Neste exemplo, eu confeccionei a Divisória o mais neutra possível, para não fazer referência a nenhum jogo específico, mas caso você deseje e tenha um pouco de criatividade, você pode customizar a sua a vontade (estou planejando fazer uma SteamPunk bem elaborada!).

Assim ela se torna  ideal para Mestrar em encontros, ou se você não mestra em casa, pela praticidade, se tornando quase uma pasta em que você pode levar somente a papelada necessária pro jogo no dia.

RPG de exemplo:

Onírica do Vitor Pissaia, jogo participante do Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos do pessoal da Secular Games, e que você pode conferir e comentar no Garagem RPG

28 comentários em “Do It Yourself! Divisória Genérica Definitiva do Mestre

  1. O vídeo ficou muito bom. É legal ver uma postagem de vídeo que se propõe a alguma coisa que tenha serventia, ao invés de gravações de alguém falando abobrinha. Pessoalmente, não uso biombos quando estou narrando. Mas, acharia muito legal se você pudesse dar umas dicas sobre encadernação. Também adquiro muitos RPGs em PDF

  2. Vaeu galera!

    A intenção é registrar tudo que concerne a produção de coisa relacionada a RPG por conta própria e divulgar. Portanto, deve vir mais vídeos por aí…
    O som realmente ficou baixíssimo, e vou atntar para os próximos, até tentei aumentar na edição, mas o arquivo ficou pesadíssimo… mas tá valendo!

    Vou ver se posto alguns links bem úteis sobre encadernação. É bem simples, mas cheio de detalhesinhos e massetes que se eu fosse falar sobre eles eu ia criar um blog só pra isso! hehehehe
    =]

    Valeu demais galera! Vamo bota fogo nessa bagaça!

  3. Cara vou na papelaria agora olhar orçamento. Só que vou fazer o escudo do mestre padrão 3 paginas A4 formato retrato. Qualquer coisa copio o seu formato. Sobre as cantoneiras será bom proveito para colocar o Mapa do mundo ou DG, cenários e até mercadinho pra galera ja consultando. RS… não canso de dizer que gostei disto mano!

    Outra coisa… as cantoneiras tem perigo de rasgar o material dobrado porque tipo. Eu to kerendo colocar externo e interno do escudo. Algum perigo ou recomendação? Por enquanto vou colocar no centro do meu escudo, se eu animar faço no resto sahuisahiusah!

  4. Fala Alan!
    Que bom que curtiu cara!
    Eu bem que esqueci de colocar um orçamento mesmo.
    Acho muito difícil a cantoneira rasgar o papel. Ainda mais se for sobre o Percalux. Outros também!
    Acho que o Tradicional com tres abas pode ficar muito doido tb!
    Assim que o fizer, psta pra gente ver como ficou!!!

    Orçamento:
    Folha Percalux [1,38m x 1,00m]= R$ 6,50
    Calandrado A4 = R$1,40
    Papel Texturizado [30cm x 30cm] = R$4,00
    Cantoneiras[c/ 24 unidades] = R$6,60

    1. O melhor lugar são lojas ou empresas que façam encadernações de Teses de graduação, de mestrado, saca?
      As capas destes trabalhos são feitos em Percalux. É garantido de achar, mas nem todos vendem.
      Rola de olhar nas universidades [UNB?] onde eles indicam pra fazer as encadernações destes trabalhos…

    1. Valeu demais Cristiano!

      Cara, devo ter começado 00:00 e acabado umas 3:00hs da manhã (por isso o som ficou pior, por ter que meio que sussurrar…).

      Como prensa, eu a coloquei sob uma pilha de livros de RPG (pra energizar… hehehehe) bem pesada, e deixei de um dia pro outro.
      Até mesmo para a encadernação de livros, o processo low-tech é o mesmo!

      Alguém aí já experimentou?

      Abraços!

  5. Caríssimo Dudu! É com prazer que vejo seu blog para “rolistas”! Fico feliz em revê-lo novamente, iluminado colega de UFMG! Achei o blog pelo twitter, veja só!
    Gostei muito do que anda postando por ae, precisamos de pessoas de qualidade profissional na produção de materiais como tem feito. Encadernação tem tudo a ver com RPG, e do mesmo modo Arquitetura! Sucesso com o blog, escritório, a vida, universo e tudo mais (42)!
    Abração do até hoje rpgista (ou rolista!);
    Douglas

    1. Então kra…eu estou um pouco longe…estou morando em Salvador! Raramente eu vou pra BH (férias e feriados extremamente prolongados) e Viçosa. Mas tudo que tem surgido tem mostrado aí no blog? Como é? Cite uns ae que eu pesquiso daqui! 🙂 Há um tempo joguei muito pelo RRPG, conhece?
      Abração!

  6. Grande Eduardo Caetano, tudo bem?

    Poxa excelente vídeo, achei demais a idéia de montar um escudo personalizavel, isso ajuda demais o mestre, e até para montar cenas das aventuras com imagens, usando os porta-fotos na parte de fora. Bacana, vou tentar produzir o meu, pois o único personalizado que tinha visto eram os do Nitro, que são plastificados.

    Até mais

  7. meu…simplesmente demais!!!!!!!!!!!e finalmente consegui saber o nome do papel (percalux)…eu tb sou um entusiasta da encadernação artística, mas acabava usando materiais “älternativos” por não conseguir encontrar na minha cidade…mas agora que estou passando uns dias em sampa, vou aaproveitar para comprar o material!!!!excelente idéia!!!sério!adorei!abcs!encontrar

  8. Ótima ideia, Eduardo.

    Só mudaria uma coisa: faria o escudo um pouquinho maior do que A4. Daí, quando fosse imprimir tabelas pra colocar dentro, não precisa cortar nada pra caber, é só imprimir e fixar.

    Criei recentemente um grupo no facebook próprio para debater técnicas artesanais que podem ser usadas em RPG, como encadernação e modelagem. Você está mais do que convidado a participar:

    https://www.facebook.com/groups/676401855732846/

Deixe um comentário