Vlog

O Rolista #02 – Eu bebo sim, e tô jogando

NESTE VIDEO:

– Lançamentos:
# GOBLINS EM CAMPANHA: [ http://unzarpg.com/?page_id=159 ]
# SPACE DRAGON [ http://redboxeditora.com.br/redblog/space-dragon/e-com-voces-a-capa-do-space-… ]
# ESPÍRITO DO SÉCULO – FATE [ http://portal.retropunk.net/?q=node/536 ]

– Cozinhando Cookies Mágicos para ESTE CORPO MORTAL;
– World RPG Fest – Você vai! [ http://www.worldrpgfest.com.br ]
– Passeio dominical no Clube de Jogas Sétima Armada;
– Dois novos Card Games através de Incentivo Coletivo;
# MERCENARY CRSADE [ http://www.movere.me/projeto/86-card-game-mercenary-crusade/ ]
# CARD GOBLINS [ http://www.movere.me/projeto/85-card-goblins/ ]
– Avaliação para o Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos 2012, da Secular Games [ http://www.secular-games.com/2012/03/conheca-os-participantes-do-concurso-fac… ]

O Rolista #01 – Projetos para 2012

Voltando a ativa, nada mais oportuno do que um bate-papo sobre os projetos para o ano de 2012.
De qubra, algumas imagens das últimas experiências de jogo. Finalmente estamos desenterrando algum tempo pra jogar!
https://rolistaindependente.wordpress.com

links:

Hipster Narrativista: http://www.youtube.com/user/Shingowatanabe/videos
Sétima Armada: https://sites.google.com/site/setimaarmada/
Quero Jogar RPG: http://querojogarrpg.com/

EDITORAS:
Secular Games: http://www.secular-games.com/
Retropunk: http://www.retropunk.net/
Redbox: http://redboxeditora.com.br/

Violentina: Agradecimentos

Agradecimentos do autor pelo incentivo e apoio da comunidade de jogadores de RPG, permitindo a viabilização e publicação independente do Jogo de Contar Histórias Violentina.

Mais informações:
SECULAR GAMES
secular-games.com/

ROLISTA INDEPENDENTE
rolistaindependente.wordpress.com/

MOVERE
movere.me/exibeProjeto.do?id=29

VIOLENTINA – Um Jogo Marginal de Contar Histórias

Descubra mais sobre Incentivo Coletivo aqui:
movere.me/

Esperamos que o Violentina seja o primeiro jogo de RPG nacional lançado através de uma campanha de financiamento coletivo. Portanto, precisaremos de seu apoio para isso!

Mas o que é o Violentina?

Violentina é um RPG sobre Violência, Vícios, Volúpia e Vingança desenfreados, onde os jogadores interpretam trapaceiros, mafiosos, femme fatales e autoridades corruptas em uma espécie de Colaboração Competitiva. Profundamente inspirado na estética e na narrativa dos filmes de Quentin Tarantino e Guy Ritchie, Violetina utiliza um sistema baseado em cartas e fichas de poker afim de distribuir de forma equilibrada o controle narrativo entre os jogadores, transformando aspectos e características específicas deste tipo de filme em mecânicas de jogo. De acordo com esta proposta, Violentina é um Jogo de Contar Histórias sem mestre, sem preparo, sem ordem cronológica, baseado em enquadramentos de cena e na criatividade de todos os participantes.

Violentina vem sendo desenvolvido por Eduardo Caetano de maneira aberta [a versão mais atual do jogo pode ser baixada de graça aqui: rolistaindependente.wordpress.com/jogos/violentina/] recebendo críticas e sugestões da comunidade, essenciais para o desenvolvimento do jogo. O lançamento através do financiamento coletivo é só mais um passo em seu processo de criação colaborativa e aberta!

E o que significa financiamento coletivo?

Financiamento coletivo (ou crowdfunding) é o método de bancar um projeto através da contribuição antecipada daqueles interessados na iniciativa. Se o valor estipulado para a execução do projeto for alcançado, a parada acontece e todos os colaboradores recebem recompensas previamente combinadas de acordo com o seu nível de suporte. Se o valor não for alcançado, o projeto volta para a gaveta e nenhum colaborar é cobrado. Você se torna uma espécie de micro-sócio no projeto, contribuindo para sua execução, mas também recebendo coisas legais em troca caso ele realmente saia do papel (ou do site!) e se realize.

Queremos não só que o Violentina seja o primeiro jogo de RPG nacional lançado através do modelo de financiamento coletivo, mas também testar o formato e sua viabilidade do mercado nacional de jogos, abrindo portas para outras iniciativas independentes!

Façam suas apostas!

O ROLISTA [D.I.Y.]: Divisória Genérica Definitiva do Mestre

Olá Rolistas!
Neste vídeo eu compartilho minha primeira tentativa em unir meus dois hobbies favoritos (RPG e encadernação de livros) para criar uma Divisória do Mestre elegante e funcional, para que sirva a qualquer jogo e propósito que o Mestre precisar.

Ingredientes:

  • Criatividade
  • Papel Percalux (125cm x 25cm)
  • 4 placas de Papel Calandrado (29,7cm x 21cm)
  • 4 folhas de Papel Texturizado a sua escolha (19cm x 27,7cm)
  • 16 cantoneiras auto-adesivas de álbum de fotografia
  • papel de rascunho (para conter o excesso de cola – eu uso uma lista telefônica velha, mas pode ser jornal =])
  • Estilete
  • Cola branca
  • Régua metálica
  • Pincel (tipo trincha)
  • Dobrador (tipo uma espátula)
  • Paciência

RPG de exemplo:

Onírica – do Vitor Pissaia, jogo participante do Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos do pessoal da Secular Games, e que você pode conferir e comentar no Garagem RPG!

[Escudo do Mestre V2.0] #05 – Há plágios que vem pra bem

Uma dica rápida e suja para os mestres que estão sem inspiração, ou tem que tirar uma aventura da manga de última hora…

Livro de Receitas do Narrador

Ingredientes:

  • Obras [filmes, livros, poesias, músicas…] que você goste e conheça bem
  • Instrumento perfurante [agulha, por exemplo]
  • Mixer
  •  Máquina de deslocamento Cronológico-Dimensional
  • Tigela

[Escudo do Mestre V2.0] #04 – Tralhas & Tranqueiras

Neste episódio, apresento alguns dos recursos que utilizo como acessórios, em minha mesa de jogo, a partir da deturpação de alguns objetos comuns, baratos e de fácil acesso.
O objetivo é fornecer algumas ideias com potencial para incrementar suas sessões de RPG.

Espero que seja de alguma utilidade.

Caso utilizem algum tipo de artifício semelhante, não se acanhe em comentar e nos enviar sua dica!
Livro de Receitas do Narrador

Ingredientes:

  • Grid Hexagonal , formato A1- Link do PDF:http://lapetitemort.jusnoctis.com.br/wp-content/uploads/2010/09/HEXA_A1.pdf
  • Canetas p/ quadro branco
  • Flanela
  • Massinha de Modelar
  • Caneta c/ laterna de LED & Laser indicador
  • Mapa gigante do mundo do jogo
  • Fichas para fichamento
  • Post Its
  • Fichas de Poker
  • Dominó
  • Anéis de garrafas PET
  • Marcadores de tempo:
  • Timer de cozinha
  • Ampulhetas
  • Copos de rolar dados
  • Estojos com divisões para miniaturas

[Escudo do Mestre V2.0] #03 – Breve passeio pela RPGCon 2010

Cenas do RPGCon 2010

[Escudo do Mestre V2.0] #02 – Testando Controle Narrativo [em The Shotgun Diares]

Extratos da sessão de jogo experimental de The Shotgun Diaries + Comentário dos jogadores sobre o que acharam da maior divisão do controle narrativo.

A história se passou na Belo Horizonte contemporânea, onde a praga zumbi se iniciou numa favela, no momento em que traficantes testavam armamento novo adquirido de formas mais escusas que as “normais”. A maior liberdade de interferência dos jogadores acabou por proporcionar a presença de ilustres personagens da cidade!

😀

Divirtam-se!

[Escudo do Mestre V2.0] #01 – RPG como Arte da Subversão

Neste primeiro episódio, utilizamos o título como provocação para uma leve reflexão descompromissada a cerca do nosso querido hobbie, a fim de tentar descobrir até onde jogar RPG pode ser uma forma de exaltar a nossa liberdade…

Bibliografia:

Ricardo Peraça: RPG é Arte?[paragons]
http://www.paragons.com.br/rpg-e-arte-parte-1/
http://www.paragons.com.br/rpg-e-arte-parte-2/
http://www.paragons.com.br/rpg-e-arte-parte-3-final/

Christofer Kubasik: Interative Toolkit
http://www.rpg.net/oracle/authors/chrisk.html

Canal no YouTube do John Wick:
http://www.youtube.com/user/LordStrange

John Kim: Story and Narrative Paradigms in Role-Playing Games
http://www.darkshire.net/jhkim/rpg/theory/narrative/paradigms.html

Hakim Bey…
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hakim_Bey

…e a Zona Autônoma Temporária
http://pt.wikipedia.org/wiki/Zona_Aut%C3%B4noma_Tempor%C3%A1ria

Mamute:
http://www.d3store.com.br/mamute.html?SID=2s60fuj42275mv5pfvbn1gc6o3

[Escudo do Mestre V2.0] #00 – piloto

Apresentação do vlog, explicando as motivações, o nome e sobre quais assuntos vamos tratar: RPG.

NECRORIZONTE | trágica família mineira

Crônica de Vampiro: o Réquiem através da história de Belo Horizonte

O objetivo desta Crônica é contar uma Saga sobre a história da cidade de Belo Horizonte, desde antes de sua inauguração numa Ouro Preto recém-republicana, até os dias atuais, sob a perspectiva de uma “Família” de vampiros em uma Danse Macabre mais intimista, de alta carga dramática, e abordagem remetente a antiga linha de produtos Black Dog Game Factory.

O propósito com esta abertura, é tentar criar um vínculo emocional nos jogadores, ao longo do tempo, semelhante ao vínculo e a excitação por antecipação, que os créditos de abertura de nossa série de TV favorita nos proporciona. Você sabe bem do que estou falando. Quando começa a tocar a música tema, nos botamos de prontidão, atentos ao que o episódio do dia vai nos contar. O experimento aqui vai ser o mesmo.

No início de cada sessão da Crônica, a abertura será tocada, com as luzes apagadas, proporcionando o tempo necessário para introspecção e a imersão ao clima do jogo.

Necrorizonte está estruturada no mesmo formato de séries de tv, onde a soma de episódios[sessões] formam temporadas [arco de histórias], sendo que cada uma destas se passa em um intervalo de duas décadas: 1900, anos 20, anos 40, anos 60, anos 80 e os 2000.

A última intenção, é conseguir reforçar aquela sensação de gostinho de quero mais que o fim de um episódio nos deixa, ansiosos pelo capítulo da semana que vem…

Este é um video feito por fãs, sem fins lucrativos, que se utiliza basicamente de recursos da internet para exemplificar a estética que nos é de anseio exprimir. Caso sinta-se lesado por algo publicado, sinta-se livre para nos comunicar, que tentaremos o mais rápido possível, sanar o problema.

CRÉDITOS:

Logos: [black dog game factory] [vampire: the requiem] por white wolf:http://www.white-wolf.com/ música: Anna`s Theme – John Corigliano, Joshua Bell (Solo Violin), do Album The Red Violin

Call of Cthulhu | Phantasmagoria

Extratos da sessão de RPG do jogo Call of Cthulhu, baseado no game eletrônico Phantasmagoria (Sierra – 1995).

Data: 6 de Março de 2010
Duração12:00hs!!!
Onde: A seção se passou no sala de reuniões do mezanino do meu escritório de arquitetura, onde podemos preparar a nosso bel prazer o ambiente propício para o jogo.

Equipamentos: macbook G4 | duas caixas de som estéreo | monitor de LCD extra.

Programas:
– Photoshop cs3: editar os andouts e utilizar o reurso de layers para mostrar ou esconder partes de uma mesma imagem, exibindo-a em fullscreen na tela dos jogadores.
– ITunes: para organizar a variada sonoplastia.

Keeper: Eduardo Caetano

Investigadores:
João Pedro (como Gabriel Gordon)
Mariana Oliveira (como Samantha Gordon)
Igor Dias Gomes (como Matthew)

“Este é um video feito por fãs, sem fins lucrativos, que se utiliza basicamente de recursos da internet para exemplificar a estética que nos é de anseio exprimir. Caso sinta-se lesado por algo publicado, sinta-se livre para nos comunicar, que tentaremos o mais rápido possível, sanar o problema. ”

CRÉDITOS:
músicas:

  • “Consumite Furore” by Mark Seibert
  • Trilha sonora do jogo: Phantasmagoria(Sierra – 1995)
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