sobre

Eduardo Caetano 3x3
Eduardo Caetano tem 38 anos, belorizontino e formou-se Arquiteto Urbanista em 2009 pela UFMG.
Iniciou sua carreira profissional como Designer de Jogos em 2011, com a publicação de Violentina, através da primeira campanha de Financiamento Coletivo de um jogo no Brasil, sendo posteriormente convidado por sua editora – a Secular Games – para integrar formalmente a equipe.
Atualmente concentra seu foco na investigação e produção de jogos abstratos de estratégia, pesquisando a materialidade dos componentes e sua relação com a espacialidade lusória. 
Sua produção completa pode ser conferida neste site, mas se utiliza principalmente da plataforma de mecenato digital Patreon para viabilização de seus projetos.
Escreveu durante o primeiro ano do retorno da revista Dragão Brasil em 2017, para a coluna Lado B do RPG, sobre jogos indies obscuros. Alguns de seus jogos formalmente publicados incluem: Senda Zen e Saco de Ossos pela Ludens Spirit; o  Meu Brinquedo Preferido (laureado em terceiro lugar no Concurso Faça Você Mesmo de Jogos da Secular Games de 2011) e Estas Pessoas na Sala de Jantar (laureado no Golden Cobra Challenge 2015 como “The Game We’re Most Excited About”). 
Organizou junto ao amigo Rafael Rocha, em 2013 o Laboratório de Jogos em Belo Horizonte, primeiro evento de discussão de Jogos Narrativos no país, que se repetiu pelos dois anos seguintes.
Joga RPG desde de 1996 quando começou a mestrar Tagmar. Foi narrador dos projetos de larp Horizonte Sombrio em BH e Varginha by Night por quatro anos. Aprecia qualquer coisa relacionada a RPG, mas no início da década ficou fascinado com os RPG’s Indies e as novas teorias de Game Design, e portanto começou a se meter a criar os próprios jogos. 
Este é o seu blog pessoal sobre o processo independente de desenvolvimento de Jogos de Contar Histórias e Jogos Abstratos de Estratégia, com o intuito de arquivar, documentar e divulgar tudo o que se relaciona com as experiências destes processos.

Contatos

E-mail | Facebook | Twitter | You Tube  | Pintrest| Instagram


Experiências

DESIGNER DE JOGOS

Atualmente

Desenvolvedor para a empresa Jogo da Vida, de board game narrativo para auxílio do desenvolvimento socioemocional de crianças do ensino fundamental.

2019

Publicou pela Ludens Spirit os jogos abstratos de estratégia Senda Zen e Saco de Ossos;

2017

Colaborador mensal para a Revista Dragão Brasil; com a coluna Lado B do RPG;

2012 – Atualmente

Diretor de Arte, Gestor de Crowdfunding e Autor de Jogos pela editora de RPG independente Secular Games.

2016

Diagramador da licença brasileira de PSI*RUN, de Baker, Lingner e Moore.

2013-2014

Organizador junto á Rafael Rocha o Laboratório de Jogos, evento focado em Game Design de RPGs independentes.

2013

Diagramador da licença brasileira de Dungeon World, de Adam Koebel e Sage La Torra

2011

Autor do Jogo de Contar Histórias Violentina, o primeiro RPG  em língua portuguesa a ser viabilizado através de Incentivo Coletivo através do site Movere.

Prêmios

 2017

Finalista dentre os quase 700 inscritos do concurso 200 Word RPG Challenge com o jogo SONDER;

2016

Laureado como Jogo Mais Inovador no concurso Game Chef Brazil com a proposta Aparato Loom;

2015

Laureado no Golden Cobra Challenge, na categoria “Game We’re Most Excited About” com o jogo Estas Pessoas na Sala de Jantar;

2011

Laureado com o Terceiro Lugar no Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos com o jogo Meu Brinquedo Preferido;

2007

Laureado com 1° lugar, para elaboração de uma proposta de portal para o Concurso do  Museu de História Natural e Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais.

2005

Laureado na primeira etapa do concurso “Viver na Metrópole” com projeto de urbanismo, na 6ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo.


ARQUITETO & URBANISTA

Sócio-fundador OCA – Arquiteura & Construção

Desenvolveu junto aos demais sócios ao longo dos anos, um modelo de negócios embasado na relação horizontal, não-hierarquizada, e fundamentado nos conceitos de liberdade de trabalho e ética profissional;

Concepção e desenvolvimentos de projetos de arquitetura;

Foco do trabalho na conceituação do projeto, bem como na produção de representação gráfica.

2007 – 2008

Estagiou no escritório Guerin & Pedroza em Paris, na produção de representação gráfica para projetos de arquitetura na França e nos Emirados Árabes;

Estagiou no escritório JRF Arquitetura com detalhamento de projetos de arquitetura;

2003 – 2005

Foi bolsista no Laboratório Gráfico para o Ensino de Arquitetura – LaGEAr – com o desenvolvimento de multimídias, websites, desing gráfico e apresentação de projetos. Pesquisas sobre imersão virtual na arquitetura e sobre o uso da informática no ensino de desenho técnico. Produção dos CD-Rom “Visionários” e “Desenho Projetivo”;

 

Formação Acadêmica

Formado em Arquitetura & Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais

Proficiências

Sistemas Operacionais: IOS e Windows

Photoshop CS|InDesing CS|Lumion|SketchUp|AutoCad|Director CS|Filmora | iMovie

Mídia

Entrevistas

  • Veja BH: Designers belo-horizontinos fazem sucesso desenvolvendo jogos com temáticas inusitadas
  • O Globo: Os Mecenas do Crowdfunding
  • O Tempo: Tempos de violência e de loucura sem fim
  • Correio Brasiliense: Grito de Independência
  • Rádio UFMG Educativa (áudio): Laboratório de Jogos
  • Cultura & Mercado: Mercado de produtos geek ganha forca com crowdfunding
  • UFMG: Café Controverso debate RPG e suas interseções com o cinema e a literatura
  • UNISINOS – GENI: Grupo de Estudos em Narrativas Interativas
  • Jornal Cidade – Tv Princesa: Conheça o varginhense que se dedica a escrever livros de jogos sobre o RPG
  • IRADEX: MULTIVERSO TARANTINO: DJANGO, BASTARDOS E VIOLENTINA | IRADEX 34
  • PARAGONS: Entrevista Paragônica com Eduardo Caetano, autor do Violentina – por D. Darkangellus
  • MALKBLOG: Eduardo Caetano fala sobre Violentina

Revistas

Podcasts

Vincent Baker brasuca! 😀 

 – Tio Nitro, do blog NitroDungeon

(…)é bom ler algo, de alguém que realmente está ligado a cena e ver que suas opiniões e aspirações são positivas, (…) um pensamento critico sobre como podemos melhorar sem tirar o pé do chão.

– Jeferson Antunes “Kalderash”, site Paragons

Sou fã desse cara. 🙂

– John Bogéa, autor do Terra Devastada, da Sala Cento e Um

5 comentários em “sobre

  1. Oi Eduardo! Sou mais uma rpgista de plantão hehe. Primeiramente quero te parabenizar pelo Violentina, achei muito interessante a proposta do seu jogo e espero conseguir jogar assim que tiver um pouco de tempo pra ler o livro e arranjar um grupo pra narrar.

    Eu trabalho como ilustradora e concept artist e, se tiver interesse, posso fazer algumas ilustrações de personagens para o livro. Qualquer coisa, meu portfolio pode ser visto em http://alicemonstrinho.daportfolio.com e meu e-mail para contato é alice@floripabynight.com.br.

    Abraço!

  2. Caro Eduardo, assim como você, sou louca por RPGs indie gringos. Fico MUITO feliz que este gênero tenha se iniciado no Brasil, através de produções como a sua. Infelizmente, só conheci o Violentina após a finalização do projeto no movere.me. Gostaria de saber se tem como comprar uma versão impressa do jogo? Tenho interesse também no baralho.
    Parabéns pelo trabalho.

  3. Acabei de conhecer o projeto através do RPG Vale e minha cabeça explodiu com o conceito de jogo inovador que foi trazido. Baixei a versão em pdf para testar. Gostaria de saber se a versão impressa de Violentina estará disponível para venda no RPGcon.

Deixe um comentário