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Experiências
DESIGNER DE JOGOS
Atualmente
Desenvolvedor para a empresa Jogo da Vida, de board game narrativo para auxílio do desenvolvimento socioemocional de crianças do ensino fundamental.
2019
Publicou pela Ludens Spirit os jogos abstratos de estratégia Senda Zen e Saco de Ossos;
2017
Colaborador mensal para a Revista Dragão Brasil; com a coluna Lado B do RPG;
2012 – Atualmente
Diretor de Arte, Gestor de Crowdfunding e Autor de Jogos pela editora de RPG independente Secular Games.
2016
Diagramador da licença brasileira de PSI*RUN, de Baker, Lingner e Moore.
2013-2014
Organizador junto á Rafael Rocha o Laboratório de Jogos, evento focado em Game Design de RPGs independentes.
2013
Diagramador da licença brasileira de Dungeon World, de Adam Koebel e Sage La Torra
2011
Autor do Jogo de Contar Histórias Violentina, o primeiro RPG em língua portuguesa a ser viabilizado através de Incentivo Coletivo através do site Movere.
Prêmios
2017
Finalista dentre os quase 700 inscritos do concurso 200 Word RPG Challenge com o jogo SONDER;
2016
Laureado como Jogo Mais Inovador no concurso Game Chef Brazil com a proposta Aparato Loom;
2015
Laureado no Golden Cobra Challenge, na categoria “Game We’re Most Excited About” com o jogo Estas Pessoas na Sala de Jantar;
2011
Laureado com o Terceiro Lugar no Concurso Faça Você Mesmo de Criação de Jogos com o jogo Meu Brinquedo Preferido;
2007
Laureado com 1° lugar, para elaboração de uma proposta de portal para o Concurso do Museu de História Natural e Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais.
2005
Laureado na primeira etapa do concurso “Viver na Metrópole” com projeto de urbanismo, na 6ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo.
ARQUITETO & URBANISTA
Sócio-fundador OCA – Arquiteura & Construção
Desenvolveu junto aos demais sócios ao longo dos anos, um modelo de negócios embasado na relação horizontal, não-hierarquizada, e fundamentado nos conceitos de liberdade de trabalho e ética profissional;
Concepção e desenvolvimentos de projetos de arquitetura;
Foco do trabalho na conceituação do projeto, bem como na produção de representação gráfica.
2007 – 2008
Estagiou no escritório Guerin & Pedroza em Paris, na produção de representação gráfica para projetos de arquitetura na França e nos Emirados Árabes;
Estagiou no escritório JRF Arquitetura com detalhamento de projetos de arquitetura;
2003 – 2005
Foi bolsista no Laboratório Gráfico para o Ensino de Arquitetura – LaGEAr – com o desenvolvimento de multimídias, websites, desing gráfico e apresentação de projetos. Pesquisas sobre imersão virtual na arquitetura e sobre o uso da informática no ensino de desenho técnico. Produção dos CD-Rom “Visionários” e “Desenho Projetivo”;
Formação Acadêmica
Formado em Arquitetura & Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais
Proficiências
Sistemas Operacionais: IOS e Windows
Photoshop CS|InDesing CS|Lumion|SketchUp|AutoCad|Director CS|Filmora | iMovie
Mídia
Entrevistas
- Veja BH: Designers belo-horizontinos fazem sucesso desenvolvendo jogos com temáticas inusitadas
- O Globo: Os Mecenas do Crowdfunding
- O Tempo: Tempos de violência e de loucura sem fim
- Correio Brasiliense: Grito de Independência
- Rádio UFMG Educativa (áudio): Laboratório de Jogos
- Cultura & Mercado: Mercado de produtos geek ganha forca com crowdfunding
- UFMG: Café Controverso debate RPG e suas interseções com o cinema e a literatura
- UNISINOS – GENI: Grupo de Estudos em Narrativas Interativas
- Jornal Cidade – Tv Princesa: Conheça o varginhense que se dedica a escrever livros de jogos sobre o RPG
- IRADEX: MULTIVERSO TARANTINO: DJANGO, BASTARDOS E VIOLENTINA | IRADEX 34
- PARAGONS: Entrevista Paragônica com Eduardo Caetano, autor do Violentina – por D. Darkangellus
- MALKBLOG: Eduardo Caetano fala sobre Violentina
Revistas
- Dragon Slayer #35, #36 e #37
Podcasts
- Mais RPG #1 – Violentina – RPG brasileiro e Financiamento Coletivo
- MaisRPG #2 – Sessão de Jogo: Playtest de Violentina
- Jogador Sonhador #43 – Olhando as Nuvens (com Eduardo Caetano)
- Tons de Cinza# 02 – Financiamento Coletivo
Vincent Baker brasuca! 😀
– Tio Nitro, do blog NitroDungeon
(…)é bom ler algo, de alguém que realmente está ligado a cena e ver que suas opiniões e aspirações são positivas, (…) um pensamento critico sobre como podemos melhorar sem tirar o pé do chão.
– Jeferson Antunes “Kalderash”, site Paragons
Sou fã desse cara. 🙂
– John Bogéa, autor do Terra Devastada, da Sala Cento e Um
Oi Eduardo! Sou mais uma rpgista de plantão hehe. Primeiramente quero te parabenizar pelo Violentina, achei muito interessante a proposta do seu jogo e espero conseguir jogar assim que tiver um pouco de tempo pra ler o livro e arranjar um grupo pra narrar.
Eu trabalho como ilustradora e concept artist e, se tiver interesse, posso fazer algumas ilustrações de personagens para o livro. Qualquer coisa, meu portfolio pode ser visto em http://alicemonstrinho.daportfolio.com e meu e-mail para contato é alice@floripabynight.com.br.
Abraço!
Massa demais Alice!
Valeu pela força! Gostei muito da proposta! =D
A concepção e a arte interna já está sendo definida, mas acho interessante a gente ir mantendo contato. Meu e-mail é eduardocaetano@gmail.com. Assim que tivermos qualquer novidade a esse respeito te mando um e-mail, ok!
Beijo
Caro Eduardo, assim como você, sou louca por RPGs indie gringos. Fico MUITO feliz que este gênero tenha se iniciado no Brasil, através de produções como a sua. Infelizmente, só conheci o Violentina após a finalização do projeto no movere.me. Gostaria de saber se tem como comprar uma versão impressa do jogo? Tenho interesse também no baralho.
Parabéns pelo trabalho.
Ei Simone!
Desculpe muitíssimo pelo atraso da resposta!
Brigadão demais pelo apoio! O livro pode ser adquirido no site da Secular Games:
http://www.secular-games.com/2011/12/violentina/
mas o baralho infelizmente só foi confeccionado o suficiente para as recompensas dos colaboradores… A boa notícia é que se vc desejar, pode baixar a versão gratuita em PDF na página de downloads aqui do blog, e confeccionar o seu!
Acabei de conhecer o projeto através do RPG Vale e minha cabeça explodiu com o conceito de jogo inovador que foi trazido. Baixei a versão em pdf para testar. Gostaria de saber se a versão impressa de Violentina estará disponível para venda no RPGcon.